
Nesta técnica utilizam-se agulhas especiais para fazer o feltro.
Esta agulhas têm umas farpas (entalhes). Como o movimento de “picar” (para baixo e para com movimento prependicular á base) as farpas entrelaçam as fibras de lã umas nas outras, até estas se trasnformarem num bloco compacto e rijo - peça de feltro.
Por norma, os 3 tamanhos de agulhas mais comuns são:
1. Agulha grossa (fúcsia)– 1ª agulha a ser utilizada - utiliza-se no inicio para juntar as fibras de lã mais rapidamente (se a peça for pequena e a lã ja ter sido bem acondicionada pode –se utilizar a agulha média ou se a peça for muito pequena pode-se passar a utilizar logo a agulha fina)
2. Agulha média (Azul) - 2ª agulha a ser utilizada - quando a peça apresenta uma consistência média – utilizada durante a maior parte do trabalho
3. Agulha fina (Amarelo) - 3ª agulha a ser utilizada – quando a peça apresenta uma consistência mais rija/compacta - acabamentos e detalhes
Como começar a Feltrar com Agulhas?
- Inicia-se o trabalho com a agulha grossa (G).
(esta vai apanhar um maior número de fibras) - Assim que se começa a sentir alguma resistência ao picar, deve-se mudar para a agulha média (M).
(isto porque se insistirmos em utilizar a agulha (G), vai partir) - A maior parte do trabalho é realizado com a agulha (M).
(pelo menos a montagem/base da lã) - Novamente a mesma situação, assim que se começa a sentir alguma resistência ao picar, deve-se mudar para a agulha mais fina (F).
- O trabalho de detalhe e finalização é todo realizado com a agulha (F).
Recomendação:
Para um acabamento mais delicado e suave, é recomendável utilizar uma em espiral (super fina).
Nota:
A agulha deve ser sempre manuseada na perpendicular em relação à peça que está a ser picada. A força e pressão exercida noutro angulo pode entortar ou partir a agulha.
Atenção:
As agulhas são ferramentas extremamente aguçadas as suas picadas doem muito. Estas não devem ser manuseadas por crianças sem a supervisão de um adulto.
Quanto aos adultos, estes devem fazer feltro longe da TV (o causador nº1 das picadas nos dedos) e sempre em cima de uma esponja ou base.
Write a comment